Este blog, criado a partir do blog leitura com asas, tem como objectivo divulgar trabalhos dos alunos do 1º ciclo, de forma a motivá-los para a aprendizagem e construção de conhecimento. Queremos que os alunos mobilizem e desenvolvam competências nos vários domínios. Pretendemos assim, criar espaço para divulgação de trabalhos, histórias preferidas dos alunos, entre outras, promovendo as literacias da informação, tecnológicas e digitais, tornando-se igualmente um espaço de divulgação e de apoio ao desenvolvimento curricular.



E claro, nem poderia ser de outra forma, a postagem de alguns trabalhos é supervionada pelos alunos.

segunda-feira

Fundo de Vila recebe prémio na KidZania



No dia 16 de junho, os alunos do 3º ano de Fundo de Vila, numa outra atividade de inovação educativa com relevância para a escola (resposta que as professoras do 3º ano em parceria com a BE e educação especial deram ao concurso nacional lançado pela Media Smart) foram a Lisboa receber o prémio por terem ficando em primeiro lugar neste concurso. Assim, a escola irá receber um montante de 1000€ para compra de material escolar e os alunos ganharão acesso à escola virtual da Porto Editora, bem como uma assinatura da revista mensal Visão júnior, e uma CLARO… uma FORMIDÁVEL visita ao espaço kidZania, com transporte e alimentação gratuitos.


Fundo Vila em Casaldelo: Palestra e PeddyPaper

 No dia 15 de junho a biblioteca escolar uniu os alunos dos 3º anos das eb1.ji de Casaldelo e Fundo de Vila, permitindo a troca de experiências e conhecimentos que foram apropriando ao longo do ano letivo nas respectivas áreas de projeto.
Este ano o Intercâmbio ocorreu na biblioteca de Casaldelo. Os 3º A e B de Fundo de Vila, apresentaram uma palestra intitulada "Unidos pelo planeta...". Os pequenos Dr. e Dra. falaram-nos da poluição atmosférica, do aquecimento global, de energias renováveis, do efeito de estufa, das chuvas ácidas, da beleza do nosso planeta e deram-nos dicas sobre como podemos cuidar dele.
Para os mais distraídos, no final projectaram o seguinte filme:

(retirado de http://www.youtube.com/watch?v=1xwYFgyKYok&feature=youtu.be)

Aconselhamos a ver e a refletir. Vale a pena ver e VALE A PENA TENTAR.

Depois, foi a vez dos alunos do 3º ano de Casaldelo mostrarem o seu trabalho. Também tema da área de projeto, dinamizaram o PeddyPaper “O nosso mundo”. Entre livros e internet, as várias estações permitiram que todos conhecessem um “bocadinho” mais do planeta que tentamos salvar: Países, cidades, monumentos.


Se quiserem mais pormenores, basta uma pequena viagem ao blog desta turma: http://mundocasaldelo.blogspot.com/







sábado

Turmas LEITORAS +

Estamos a finalizar o ano lectivo e a biblioteca escolar começou a fazer o levantamento das requisições. Resolvemos entregar os certificados de turmas leitoras + às turmas que mais requisitaram.

Com o acompanhamento do professor bibliotecário e a supervisão pedagógica dos professores titulares de turma apercebemo-nos se os livros são apenas requisitados ou se os alunos das turmas vencedoras são ou não verdadeiros leitores. Por isso, estas turmas estão de parabéns porque acreditamos que são leitores autónomos, críticos e exigentes.
Parabéns.

As restantes turmas não fiquem desiludidos, para o ano só têm de ler mais e vão ver que recebem também um diploma de melhores leitores.

Turmas vencedoras:

Casaldelo: 2º ano (professora Elisa)
Fundo de Vila: 3º Ano turma A (professora Mafalda)
Fontainhas: 1º ano turma A (professora Susana)

quinta-feira

Quem está na casa de banho?

Quem está na casa de banho? e´ um livro de Jeanne Willis e Adrian Reynolds. Dois meninos que querem ir a uma casa de banho, mas a fila e´ bastante grande... O que será  que está a acontecer? Para isso tens de ler o livro escrito utilizando as rimas e os animais.






(imagem retirada de http://www.wook.pt)

LEITURARTE - Vencedores


Leiturarte 2011


Chegou ao fim a II edição do concurso de leitura LEITURARTE.

Parabéns a todos os participantes, que leram de forma fantástica. Os vencedores foram:

3º ano
António Pastorinho – Fontainhas                                        Isaac Valente- Parque
Carlos  - Fundo de Vila                  Mariana Sequeira -  Casaldelo
Pedro Amorim - Condes                                              Nádia Rodrigues - Condes
Carolina Costa - Carquejido
4º ano
Filipe Silva - Fontainhas                                                      Ana Fedak - Parque
                           Maria Inês - Casaldelo                      Cátia Almeida - Parque
Tiago Pinto -Carquejido                                                         Ana Bastos - Parque
Flor – Fundo de Vila                Pedro Sousa - Condes

Como fazer um trabalho no... POWERPOINT

Sabes produzir um apresentaçao a partir do powerpoint?
Este tutorial vai ajudar-te.

formação powerpoint

 Bom trabalho.

Como fazer um trabalho no ... WORD

Sabes produzir um apresentaçao a partir do word?
Este tutorial vai ajudar-te.

formação word

Bom trabalho.

Sugestões para um bom trabalho...

O teu professor pediu para realizares um trabalho! Mas não sabes bem o que fazer? Estás perdido e não sabes por onde começar? Então, antes de começares a fazer seja o que for, imprime a sugestão que se apresenta e pede ao teu professor para preencher. Trata-se de um guião que te vai ajudar a realizar o teu trabalho. Depois do guião estar preenchido, vai ter com o teu professor bibliotecário, que ele vai ajudar-te.


Sugestões para a elaboração de um Guião


Bom trabalho!

Catálogo online

Aqui podes aceder ao catálogo online a partir do endereço http://www.biblioteca.cm-sjm.pt/opac/default.aspx?cli=SJMadeira. Assim consegues encontrar praticamente qualquer documento da rede de bibliotecas de S. João da Madeira. Isto significa que em qualquer lugar podes visitar todas as bibliotecas da tua cidade em poucos minutos.

Só precisas de ter atenção a alguns pormenores. A imagem seguinte pode ajudar-te se tiveres dúvidas com o catálogo.